Quantcast
Channel: Teia Notícias » destaques
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Halloween: saiba mais sobre essa data

$
0
0

Neste dia 31 de outubro comemora-se o Dia das Bruxas, também conhecido pelo nome de Halloween. Essa data tem origens muito antigas. Segundo o professor de inglês e diretor do Centro de Línguas Positivo, Luiz Fernando Schibelbain, ela veio da cultura anglo-saxã e por isso ela tem muito mais força nos países de língua inglesa.

Schibelbain explica que no dia primeiro de novembro os povos anglo-saxões comemoravam o dia de Todos Os Santos. No dia 31 de outubro, entretanto, eles comemoravam o fim da época de colheitas. “Eles acreditavam que neste dia os espíritos vinham visitar a casa das pessoas”, explica o educador.

Para se protegerem, eles pegavam abóboras e as cortavam para que ficassem parecidas com uma cara assustadora. Chamadas de “Jack-O’-Lantern”, essas abóboras ficavam na frente da casa das pessoas. Ele explica que o dia 31 de outubro era chamado de “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos, em português). Mais tarde a grafia original foi mudando, passando a ser chamada de “All Hallowed Eve” e “All Hallow Een”, até que chegou a sua forma atual e mais conhecida, Halloween.

Nos Estados Unidos a data sempre foi muito comemorada. A tradição mais comum é que as pessoas fantasiassem seus filhos pequenos e deixassem que eles fossem pedir doces na visinhança. Algo que hoje em dia, segundo o professor Luiz Fernando Schibelbain, tem diminuido. “As famílias temem pela segurança de seus filhos, o que tornou a festa mais restrita”, explica o professor de inglês.

O Dia das Bruxas também possuí muita força no cinema americano. Inúmeros filmes de terror já retrataram o tema. Inclusive há uma série cinematográfica chamada Halloween, criada em 1978 por John Carpenter. Ela conta com 10 filmes que falam sobre o assassino em série.

Entretanto no Brasil a festa não tem tanta força. Segundo Luiz Fernando Schibelbain, essa festa não faz parte da identidade cultural do brasileiro. “Cada país tem uma cultura diferente. Assim como nós damos muita importância ao carnaval, em outros lugares essa data não é comemorada”, diz. Ele explica que com o aumento da influência da cultura americana no Brasil, o Dia das Bruxas é comemorado por algumas pessoas. “Porém, acho difícil que essa festa se torne tão grande no Brasil como é nos países de língua inglesa”, diz o educador.

O estudante de odontologia, Bernardo Sironi, diz que gostaria que a data fosse mais comemorada. “Eu adoro Halloween, queria que a festa fosse tão comemorada como é nos Estados Unidos”, diz o jovem de 18 anos.

 

 

Maria Luiza Britto de Paula, 4º Período

Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Latest Images





Latest Images